A pandemia de Covid-19 mudou substancialmente a forma como nos movemos nas cidades. A necessidade de distanciamento físico gerou uma demanda massiva e imediata por novas infraestruturas para pedestres e ciclistas. 

Essa mudança em direção à mobilidade por bicicleta ocorre em um momento perfeito, quando as cidades estão se esforçando para cumprir as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa. 

O objetivo deste guia é ajudar as cidades a tomar decisões boas e rápidas e implementar ações imediatas para tornar a mobilidade por bicicleta uma opção segura e atraente durante e além da atual emergência de saúde global. 

DESTAQUES 

A pandemia de Covid-19 motivou um rápido aumento do uso de bicicletas em áreas urbanas em todo o mundo. Andar de bicicleta tornou-se uma opção atrativa em decorrência da oferta reduzida de transporte público e das opções de transporte sob demanda por conta dos protocolos de distanciamento físico, dos volumes mais baixos de tráfego durante os diferentes formatos de lockdown, de uma maior conscientização sobre a relação entre atividade física e saúde mental e do maior conforto fornecido por ciclovias temporárias. 

  • As cidades precisam considerar duas questões de saúde pública no planejamento das necessidades imediatas e futuras dos ciclistas: segurança viária e distanciamento físico.
  • Ciclovias temporárias são uma ótima maneira de atender ao aumento da demanda por segurança para pedalar e acomodar o crescimento no número de ciclistas, mesmo diante do retorno dos níveis anteriores de tráfego e da redução da necessidade de distanciamento físico.
  • A bicicleta é um dos meios de transporte mais limpos e saudáveis. Essa tendência veio para ficar.
  • As ciclovias temporárias devem atender aos padrões de segurança, e sua implementação deve ser vinculada a medidas de gestão de velocidades, integrando a rede e as estratégias cicloviárias e de mobilidade da cidade.
  • O objetivo deste guia é garantir que as cidades possam tomar decisões e agir de modo rápido, eficaz e seguro para tornar a bicicleta uma opção de transporte segura e atrativa durante e depois da pandemia de Covid-19.